Descrição
Visando de oferecer uma organização mais didática ao conteúdo do livro, ele foi dividido em dois grandes blocos: um primeiro – mais histórico – que abarca os dois primeiros capítulos. O segundo – mais exegético – abrangendo os dois últimos, no qual as passagens do Evangelho de Marcos serão analisadas.
O primeiro capítulo tem como objetivo oferecer uma panorâmica acerca do uso pré-cristão do vocábulo σπλαγχνίζομαι. Partindo da literatura grega clássica, serão apresentados os textos nos quais se verificam as primeiras ocorrências da palavra. A seguir, o mesmo será feito com as passagens extraídas da LXX e da literatura judaica tardia.
O segundo capítulo já se volta para o âmbito do NT em geral, procurando evidenciar os diversos significados do termo no contexto em que Marcos foi escrito. Começando pelas Cartas Católicas, logo após serão apresentados os escritos paulinos, culminando com os evangelhos sinóticos, dos quais serão tratados todos aqueles textos que não encontram correspondência no Evangelho de Marcos.
O terceiro capítulo terá como objeto de estudo o texto de Mc 6,30-44. Após a tradução e algumas considerações que dizem respeito à crítica textual, é apresentada a delimitação, estrutura e uma breve discussão acerca do gênero literário da passagem. A seguir, um comentário ao texto com um estudo filológico, no qual se salientam os elementos teológicos que aí despontam. Concluindo o capítulo, é analisado especificamente o v. 34 perguntando-se em que consiste a compaixão de Jesus nessa perícope.
No capítulo quarto serão apresentados os outros textos em que o vocábulo σπλαγχνίζομαι aparece no evangelho de Marcos. Tratam-se das perícopes da purificação do leproso (1,40-45), da segunda multiplicação dos pães (8,1-10) e da cura do menino possuído (9,14-29). Todos os textos serão abordados da mesma maneira: propor-se-á uma tradução seguida de um breve comentário filológico no qual serão evidenciados os aspectos teológicos mais relevantes para o presente trabalho. Em alguns momentos, serão apresentadas algumas observações no tocante à crítica textual das passagens. Ao final de cada subitem será feita uma reflexão sobre o tema específico da compaixão de Jesus no texto analisado.
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