Estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mapeou pela primeira vez o mercado do conteúdo digital no Brasil, os dados tem como base o ano de 2016.
De 794 editoras entrevistadas, apenas 294 produzem e comercializam o conteúdo digital. A pesquisa mostra que a maior parte dos livros digitais está concentrada nas editoras de obras gerais e editoras acadêmicas.
Abaixo reproduzimos as principais descobertas da pesquisa:
- 37% das editoras brasileiras produzem e comercializam livros digitais
- No ano de 2016, foram vendidas 2.751.630 unidades de ebooks
- Obras gerais, que incluem livros de literatura, contos, romances ou poesias é o subsetor que mais movimenta esse mercado com 88% de unidades vendidas, seguido dos livros Científicos, Técnicos e Profissionais. Os livros religiosos aparecem em terceiro lugar dos mais vendidos.
- O mercado de livros digitais movimentou R$ 42.543.916,96 nesse período, o que corresponde a 1,09% do mercado editorial.
- Essa fatia cresce 2,38% do faturamento do mercado quando se observa o subsetor de Obras Gerais e sobre para 4,51%, levando em consideração apenas as editoras com maior faturamento (acima de R$ 50 milhões com livros físicos e R$1milhão com digitais). Já os livros Científicos, Técnicos e Profissionais equivalem a 1,68% do mercado total, crescendo para 2,28% nas editoras de maior faturamento.
- O acervo total de e-books comercializados no país chegou a 49.622 títulos até 31 de dezembro de 2016. Sendo que foram publicados e comercializados 9.483 novos números de ISBNs.
Estudo foi realizado pela FIPE, a pedido de CBL (Câmara Brasil do Livro) e SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros)
Para ter acesso a pesquisa completa clique aqui.
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