CAPES/QUALIS
Durante dez anos, essa classificação foi adotada no processo de avaliação, sofrendo diversos ajustes a cada período avaliativo. A
Diretoria de Avaliação propôs ao CTC-ES a reformulação do Qualis com base em uma avaliação quantitativa que mostrava o uso inadequado da classificação e a perda progressiva do poder discriminatório ao longo dos anos. Após praticamente um ano de intensas discussões, o CTC-ES aprovou a nova classificação contendo sete estratos: A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5. Sua função é auxiliar os comitês de avaliação no processo de análise e de qualificação da produção bibliográfica dos docentes e discentes dos programas de pós-graduação credenciados pela Capes.
Informações importantes para autores acadêmicos.
Para conseguir o Qualis:
1 – O artigo tem que ser publicado em alguma revista acadêmica com ISSN;
2- O coordenador do Programa de Pós-Graduação deverá encaminhar para a Plataforma Sucupira para obter a classificação;
3 – A Plataforma Sucupira é acessível apenas aos Pró-reitores, Coordenadores de programas, Coordenadores de área e Gestores DAV/CAPES. O acesso restrito à Plataforma está vinculado a um CPF previamente cadastrado.
4 – Contato Plataforma Sucupira:
Site: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf
Obs: Livro também pode ser classificado, desde que encaminhado pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação.
A Editora não tem acesso para classificação Qualis.