Descrição
A presente coletânea congrega trabalhos de cunho teórico que transitam por temas que se mostram diversificados, mas que apresentam a problematização de questões, direta ou indiretamente, relacionadas com a Psicopedagogia na contemporaneidade. Aborda questões relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, à relação professor-aluno, ao problema do fracasso escolar e à questão da educação formal e não formal no Brasil, dentre outras questões relevantes para os educadores e todos aqueles que gravitam em torno do contexto escolar.
Neste contexto, apresenta um leque de estudos que, apesar de multidisciplinares, convergem para o destaque de temas mais diretamente relacionados com a Educação como aqueles situados na interface entre a consciência fonológica e a alfabetização; o fracasso escolar no Brasil e em outros países; a formação do professor e a relação professor-aluno; o processo ensino-aprendizagem e a alfabetização de adultos e a literatura infantil no contexto escolar.
De modo complementar, apresenta temas que tangenciam questões psicopedagógicas como a Síndrome do X-Frágil e suas características genéticas, clínicas e cognitivas, síndrome esta que pode se beneficiar de intervenções psicopedagógicas que visam minimizar as dificuldades de aprendizagem típicas dos portadores da síndrome, e a problemática da obesidade infantil e da reeducação alimentar na sociedade de consumo contemporânea.
Em suma, os estudos aqui relacionados podem contribuir para dinamizar o debate de temas psicopedagógicos entre psicopedagogos, psicólogos, professores, educadores de modo geral, e todos aqueles que se preocupam com os desafios da educação no Brasil.
Avaliações
Não há avaliações ainda.