Descrição
A presente coletânea congrega artigos que abordam diferentes aspectos teóricos e empíricos relacionados ao processo ensino-aprendizagem, à alfabetização, aos transtornos de desenvolvimento e às dificuldades de aprendizagem, ao processo de escolha profissional e à violência escolar. Os estudos aqui relacionados transitam assim por diferentes campos do saber e trazem à tona questões importantes para os psicopedagogos, psicólogos, pedagogos e para todos os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a educação.
Com o intuito de complementar e enriquecer a coletânea anteriormente publicada e intitulada “Psicopedagogia: Temas Multidisciplinares”, este livro destaca alguns temas multidisciplinares que, apesar de estarem vinculados a diferentes abordagens, mostram-se convergentes quando discutem os fatores e problemas que podem estar envolvidos no cotidiano escolar.
Os dois trabalhos empíricos aqui apresentados focalizam, em especial, o processo de aquisição da língua escrita, a consciência fonológica e as atividades de leitura e letramento, buscando dinamizar o debate sobre o processo de alfabetização no contexto contemporâneo.
De modo complementar, os trabalhos de cunho teórico incluídos tratam de temáticas que enfocam a Orientação Profissional e sua relação com os processos metacognitivos; a influência da afetividade nos processos de desenvolvimento, no raciocínio e na aprendizagem humana; as representações do autismo e sua história no campo da educação; a resolução de problemas e o ensino da Robótica Educacional; e as diferentes perspectivas sobre a violência na escola.
Observa-se que o recorte dos temas de estudo aqui abordados pode contribuir para uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem em suas múltiplas dimensões, realçando questões psicopedagógicas importantes para os profissionais e estudantes envolvidos com a prática educativa.
Avaliações
Não há avaliações ainda.