Este livro é uma versão quase integral da minha tese de Doutorado em Educação, defendida em 2002, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação da Professora Raquel Goulart Barreto.
O estudo aqui apresentando resulta de acúmulos dos primeiros vinte e cinco anos da minha trajetória profissional, iniciada em 1974, na educação básica, e em 1980, no ensino superior. Mesmo ciente dos limites e recortes necessários para que o estudo coubesse nos moldes previstos para a sua aceitabilidade como tese de doutorado, procurei desenvolvê-lo para os destinatários com os quais mais desejava manter interlocução: professores de Língua Portuguesa da educação básica, inclusive os que se encontram em formação inicial.
Trata-se de um estudo em que dei voz à minha experiência em sala de aula, seja tentando ensinar a escrever, seja buscando formar professores para este ensino. Para a minha satisfação, o retorno positivo que o livro recebeu vem predominantemente de professores que se identificam com essa voz como se fosse a deles próprios. Isso, e apenas isso, fez-me tomar a decisão de produzir esta terceira versão, na expectativa de que a conversa continue e, de alguma forma, abra caminhos para as transformações necessárias para que o ensino-aprendizagem da escrita avance e se consolide como processo de constituição dos sujeitos.
De 2002 até hoje, houve mudanças importantes em aspectos aqui considerados, especialmente no que se refere aos vestibulares isolados e ao Exame Nacional do Ensino Médio. Optei por não reanalisar as questões, a fim de incorporar o processo ocorrido nestes 16 anos, em respeito aos limites de produção da tese de doutorado que deu origem ao livro. Assim, nesta terceira edição, corrigi pequenos deslizes e fiz algumas atualizações de dados, sem, no entanto, alterar o conteúdo básico do estudo apresentado. Espero que sua leitura continue ajudando a provocar reflexões produtivas para os professores de escrita da educação básica.
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