Descrição
O livro discorre sobre a importância e os efeitos de se analisar o mercado musical diante de uma perspectiva simbólica, algo que não era feito em estudos econômicos de cadeia produtiva. Este ensaio visa demonstrar como a cultura exerce um poder sobre o arranjo produtivo da música, é utilizado mais especificamente de três conceitos antropológicos, a Dadiva, Ritual e a Teia de Signos e Significados. A tentativa do autor é articular tais conceitos com a ferramenta de análise econômica, cadeia produtiva. Uma ferramenta que de maneira geral tenta mapear o processo produtivo de um bem, desde da extração de matéria prima até o seu consumo final. No caso de bens culturais essa cadeia não segue uma estrutura linear e pode ser divida nas etapas de Produção-Distribuição-Comercialização-Difusão e Consumo. Através de três exemplos práticos, a ascensão do Zeca Pagodinho, a apresentação de Sergio Ricardo no Festival da Canção e a apresentação do Jimi Hendrix no Woodstoock o autor demonstra a aplicação dos conceitos citados e abre caminho para um campo ainda pouco explorado por acadêmicos, mas conhecido por profissionais do mercado.
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