Descrição
Este livro resulta da presença da professora doutora Libys Martha Zuñiga Igarza, organizadora do presente livro, na condição de pós-doutoranda no período que vai de agosto de 2014 a fevereiro de 2015, sob a supervisão da professora doutora Tamara Tania Cohen Egler, coordenadora do Labespaço, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). A interlocução foi importante para o desenvolvimento da pesquisa “Política, rede e educação na cidade”, do Observatório da Educação na Capes, que financiou o trabalho de pesquisa no período de 2010 a 2016, quando foi possível fazer uma estadia em Cuba e conhecer a política de educação, em 2016. A troca de experiência conduziu para a produção do presente livro, para levar adiante a tarefa de divulgar importantes experiências de educação no mundo.
A questão que orienta as análises da presente coletânea é a política de educação implementada com a Revolução Cubana, de 1959. A partir dessa política são produzidas transformações sociais que abrem caminho para a consolidação de um amplo sistema de ensino com destaque internacional e que vem alcançando resultados positivos segundo avaliações de organismos supranacionais.
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