Geografia da Inovação: Território e Inovação no Brasil no século XXI

R$68,00

Fora de estoque

Fora de estoque

degustação

Confira o sumário e os primeiros capítulos do livro aqui.

Descrição

Esse livro é fruto de uma trajetória de pesquisa que embora envolva várias áreas do conhecimento, jamais se perde em múltiplos planos de fuga. O percurso trilhado é orientado pelo tema da inovação e se desenvolve tendo como parâmetros dois elementos chaves: o Estado e o território. A relação entre inovação, Estado e território é analisada sob vários matizes e em múltiplas conexões revelando uma teia complexa de relações.
O itinerário trilhado pela autora é profundamente original e permite revisar algumas questões da economia e da geografia. Além do mais, é importante frisar, nada é escolar nesse livro, revelando uma pesquisadora exímia em busca permanente de superação de seus limites intelectuais. Ele é profundo, um texto cuidadoso na forma de redigir buscando esclarecer, portanto redigido sem qualquer tipo de afetação que possa dificultar a compreensão, pois o objetivo é, antes de mais nada, desvendar o que se apesenta no real.
Como tem o dever de ser todo pesquisador dos trópicos, Regina Helena Tunes analisa criticamente as teorias no sentido de ponderar sobre seus limites e suas ausências para se compreender a realidade brasileira. Nesse sentido, as simples transposições e a inconsciência dos reais problemas nacionais relativos à questão do desenvolvimento e, particularmente, das características do processo de inovação brasileiro, não encontram guarida no desenvolvimento de suas reflexões. Ao contrário disso, busca apreender a particularidade do da inovação no Brasil face à maior parte dos países europeus e frente aos Estados Unidos, concluindo que, aqui, o processo de inovação possui como elementos fundantes a informalidade, a abrangência incremental da inovação e a aprendizagem baseada nas relações capital privado inovador e Estado.
A originalidade da abordagem é também inovadora, como se a autora fosse contagiada pelo tema. Essa é uma outra qualidade do texto, a de renovar, no campo da geografia, o tratamento dado à geografia econômica e à geografia industrial. E isso não se deve ao tema abordado, o da inovação, mas deriva do modo de investigação que sem deixar as formas clássicas estabelece novos parâmetros analíticos. Alguns se situam numa esfera mais geral, como a discussão da economia do conhecimento, enquanto outros são abordados em múltiplas escalas construindo um jogo de luzes a iluminar o invisível que só a ciência permite esclarecer.
Sandra Lencioni
Professora Titular do Departamento de Geografia – USP

Informação adicional

Peso0,740 kg
Dimensões15,5 × 23 × 2,7 cm
Título

Geografia da Inovação: Território e Inovação no Brasil no século XXI

Autora

Regina Tunes

Editora

Letra Capital Editora

ISBN

978-65-89925-11-8

Idioma

Português

Formato

15,5cm x 23cm

Páginas

510

ANO

2021

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Geografia da Inovação: Território e Inovação no Brasil no século XXI”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
Precisa de Ajuda? Clique aqui!
Olá!
Como podemos te ajudar?