Descrição
Nesta publicação encontram-se artigos oriundos de pesquisas de graduação e pós-graduação lato sensu em Educação da UFRJ, nas quais o campo empírico foi a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Elaborados, em grande parte, no período inédito para a humanidade da pandemia do novo coronavírus/COVID-2019, agregam outra dimensão à sua produção a dos dias difíceis, com perdas de entes queridos, medo da morte e uma abalada crença no futuro. Entretanto, o projeto coletivo evidenciou a sua relevância e reposicionou o porvir ao possibilitarmo-nos contar a nossa história, inscrever/escrever a nossa narrativa na produção de conhecimentos, como “forma de adiar o fim do mundo” (Krenak, 2019, p.27), como fizeram nossos ancestrais. (…).
Esperamos que os/as leitores/as encontrem na leitura o mesmo afeto que nos uniu ao produzi-los (…) e que os textos inaugurem outros diálogos que gerem novos afetos na construção de uma outra vida acadêmica e, quiçá, de uma sociedade “em que seja menos difícil amar” (FREIRE, 1987 [1968], p.184).
Avaliações
Não há avaliações ainda.