Descrição
A presente obra emerge de um diálogo estabelecido entre as comunidades tradicionais de pescadores e pescadoras artesanais e o corpo docente e discente de escola pública, apresentando os resultados de uma investigação minuciosa conduzida ao longo de vinte e quatro meses (2022-2024). Este estudo, fomentado pela FAPERJ, materializa-se através da colaboração de professores-pesquisadores, complementado por eventos de cunho acadêmico e extensivos trabalhos de campo, todos convergindo para a análise da complexa realidade socioambiental da Baía de Sepetiba.
A centralidade da questão ambiental manifesta-se de forma inequívoca no cerne do conteúdo curricular e nas atividades pedagógicas desenvolvidas pelas escolas participantes. O livro, assim, privilegia a intrincada relação metodológica entre a educação ambiental e a educação formal, buscando desvelar os elos institucionais existentes entre o ensino escolar e a imperativa necessidade de disseminação e consolidação de processos formativos que promovam uma mudança de consciência face aos desafios ambientais contemporâneos.
O projeto que deu origem a esta obra, concebido inicialmente com o intuito de perscrutar os contextos de segregação socioespacial, teve como marco histórico a pandemia de COVID-19. Em face deste cenário desafiador, os docentes envolvidos demonstraram notável capacidade de adaptação e inovação, aprimorando técnicas de jogos virtuais e, sobretudo, valorizando a realização de atividades presenciais, tais como trabalhos de campo, oficinas e intercâmbios de experiências entre a ciência e a escola.
A estrutura do livro congrega uma diversidade de artigos que exploram temas de extrema relevância, tais como a análise das articulações entre a educação ambiental e a Política Nacional de Educação, o impacto da pandemia nas comunidades tradicionais de pesca, a fauna da Baía de Sepetiba e sua intrínseca interação com as comunidades locais, o ciclo do óleo de soja na reciclagem para a produção de sabão ecológico, a problemática da Baía de Sepetiba e a importância da educação ambiental no contexto escolar, o contexto socioambiental da Baixada Fluminense e a implementação da política nacional de educação ambiental, a contextualização de problemáticas da Baía de Sepetiba como conteúdo pedagógico curricular, a política estadual de meio ambiente do Rio de Janeiro, a educação ambiental e a produção de materiais didáticos sobre a cultura oceânica.
A relevância desta publicação reside na sua capacidade de evidenciar a importância do Observatório Socioambiental da Baía de Sepetiba na averiguação, análise e mapeamento da região, com vistas a subsidiar o prognóstico e a formulação de políticas públicas eficazes. O livro enfatiza, ademais, a importância de uma educação ambiental crítica e propositiva, em consonância com os preceitos da educação formal, fomentando a conscientização e o engajamento em prol da preservação ambiental.
Destinado a professores, estudantes, pesquisadores e a todos os interessados na temática da educação ambiental e na realidade socioambiental da Baía de Sepetiba, este livro apresenta-se como um instrumento de reflexão e ação para a promoção de uma educação ambiental crítica e transformadora. Através de uma organização estruturada em capítulos, cada qual explorando um aspecto específico da educação ambiental e sua relação com a Baía de Sepetiba, a obra oferece diferentes abordagens metodológicas e teóricas, enriquecendo o debate sobre o tema.
Em suma, esta obra almeja contribuir significativamente para a reflexão sobre a prática da educação ambiental nas instituições de ensino, apresentando exemplos concretos de projetos e atividades passíveis de implementação em distintos contextos. Ao destacar a relevância da participação da comunidade escolar e da integração entre a educação formal e a não formal, o livro consolida-se como um valioso recurso para a promoção da conscientização e do engajamento em prol da preservação ambiental, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Alberto Toledo Resende
Avaliações
Não há avaliações ainda.