Descrição
A mais recente publicação do INCT Observatório das Metrópoles o livro Desigualdades Urbanas, Desigualdades Escolares faz parte de um conjunto mais amplo de investigações do Observatório que procuram evidenciar os limites urbanos à diminuição sustentável das desigualdades sociais nas grandes cidades brasileiras. Falando das desigualdades de oportunidades escolares, não obstante o esforço de universalização do ensino básico e do aumento da eficácia escolar, os artigos que compõem a publicação estudam os efeitos dos processos de segregação residencial e segmentação territorial na reprodução das desigualdades educativas.
Com organização de Luiz Cesar Ribeiro, Mariane Koslinski, Fatima Alves e Cristiane Lasmar, o livro Desigualdades Urbanas, Desigualdades Escolares é fruto de uma proveitosa parceria que conta com um histórico de colaboração prévia: o Laboratório de Avaliação da Educação, do Departamento de Educação da PUC – Rio; IFCH/UERJ; IFCS/UFRJ; Faculdade de Educação UFRJ. Vale destacar que o livro registra apenas uma parcela de colaboração entre os membros da equipe. Outros resultados de pesquisa já foram publicados, como é o caso do livro A Cidade contra a Escola? Segregação Urbana e Desigualdades Educacionais em grandes cidades da América Latina, que discute a relação entre segregação residencial e as oportunidades educacionais de crianças e jovens na América Latina.
O livro apresenta os resultados de quatro anos de pesquisa do Observatório Educação e Cidade sobre os efeitos dos processos de divisão social da cidade nas reais chances de escolarização de crianças e jovens do sistema público de Ensino Fundamental e traz estudos de pesquisas docente e discente que ilustram a forma como a violência urbana e a segregação resindencial podem afetar, por exemplo, a busca por melhores escolas.
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