Descrição
Ser e parecer ser são nos dias de hoje aspectos dissociáveis. Viver de aparências pode soar, e frequentemente soa, como falsidade, mesmo que as chamadas redes sociais passem a impressão de que tudo que ali está é só verdade e felicidade. Ansiosas por clicks, pessoas (mais ou menos experientes) se afirmam pelo que escolhem e aparentam ser em suas fotos e dizeres. Neste sentido de zelar pelo parecer ser, nosso mundo se assemelha ao do passado escravista brasileiro. A diferença, porém, é que outrora o parecer ser era o que, de fato, era. A expressão como se fosse servia como metáfora explicativa para verdades. Como se fosse livre, como se fosse meu filho que criei com amor, entre tatas outras coisas que fossem. Tal como o Penso, logo existo, de Descartes, Como se fosse, logo era. Foi o que disse um padre visitador da paróquia de Jacutinga de 1811.
Como se fossem brancos revela, portanto, aquele mundo em escravidão e os modos pelos quais seus contemporâneos viam, conforme categorias de época, o que era ser senhor, ser escravo, pardo, preto, branco, mulatinho, mulato, cabra etc. Traz à luz portugueses que pareciam pardos, brancos senhores de antepassado escravo, libertos que apagavam seu passado em escravidão para parecerem como se fossem livres. Todos eram senhores brancos de cores diferentes, de distintas qualidades de escravidão. O mesmo valia para as mulheres brancas, pardas, pretas, etc., antes que se evoque misoginia.
Como se fossem brancos revela, portanto, aquele mundo em escravidão e os modos pelos quais seus contemporâneos viam, conforme categorias de época, o que era ser senhor, ser escravo, pardo, preto, branco, mulatinho, mulato, cabra etc. Traz à luz portugueses que pareciam pardos, brancos senhores de antepassado escravo, libertos que apagavam seu passado em escravidão para parecerem como se fossem livres. Todos eram senhores brancos de cores diferentes, de distintas qualidades de escravidão. O mesmo valia para as mulheres brancas, pardas, pretas, etc., antes que se evoque misoginia.
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