Descrição
O livro A Cidade contra a Escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América, organizado pelos professores Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Ruben Kaztman, é de grande interesse para um público que inclui pesquisadores na área de planejamento urbano e da sociologia da educação bem como formuladores de políticas sociais. O tema da segregação urbana na explicação da reprodução de desigualdades sociais tem sido amplamente abordado por estudos acadêmicos nas últimas décadas. Entretanto, somente recentemente observamos esforços que, para além do foco sobre origem socioeconômica dos alunos e sobre o “efeito-escola”, tratam a dimensão territorial, ou o “efeito do bairro” e o “efeito-vizinhança”, como capaz de influenciar a distribuição de oportunidades educacionais.
Na América Latina, ainda são poucos estudos que tratam deste tema e o livro vem preencher esta lacuna ao focalizar a seguinte questão: até que ponto a forma como grupos ou classes sociais estão distribuídos no território das grandes cidades latino-americanas pode influenciar as chances de escolarização de jovens e adolescentes? Os estudos desta coletânea introduzem novas propostas para a agenda de pesquisas acadêmicas nesta região e chamam atenção para a importância de se levar em conta a dimensão da segregação residencial na formulação não apenas de políticas na área de educação, mas de quaisquer políticas públicas que visem aliviar desigualdades sociais.
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