Descrição
A proposta deste breve livro é muito simples: oferecer três conteúdos temáticos aos que se interessam pela leitura e pelo estudo da Sagrada Escritura, buscando a justa interpretação e a correta compreensão dos seus textos.
No primeiro, apresenta-se um percurso metodológico em sete passos, exemplificado na análise do Sl 12, a fim de ajudar o leitor a perceber a importância de ter edições críticas da Sagrada Escritura e de buscar os sentidos que se encontram subjacentes aos seus textos. Toma-se por bússola, e se reproduz textualmente, a orientação da Pontifícia Comissão Bíblia sobre o “Sentido da Escritura inspirada”. Assim, espera-se evitar o erro do caminho hermenêutico.
No segundo, enfrenta-se o tema da ira de Deus que deixa muitas pessoas perplexas. As dificuldades podem resultar das interpretações que derivam das traduções. Em função disso, sob a síntese do tema apresentado em um verbete, são estudadas e contextualizadas algumas citações bíblicas sobre a locução ira do Senhor. Sob a perspectiva do tema, procede-se com a análise do Sl 69.
No terceiro, o olhar se direciona para o tema dos milagres de Jesus de Nazaré. A pergunta proposta é antiga e sempre atual: Mito ou História? Após uma breve reflexão sobre o tema na Sagrada Escritura, alguns esquemas básicos das narrativas dos milagres operados por Jesus são apresentados e se enfatiza a importância que se deve dar à contextualização dos mesmos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.