Descrição
A reflexão sobre o mundo referido no termo Francês, que caracteriza o departamento do Colégio Pedro II a que estamos ligados, tem sido uma constante em nosso percurso acadêmico e profissional. Angústia e alegria, entusiasmo e decepção, perseverança e desistência são alguns sentimentos e posturas que se entremeiam e produzem o tecido que também podemos chamar de carreira docente. Cores variadas e desenhos sortidos comprovam a curiosidade da agulha e a irrequietude dos dedos. Este livro também é resultado dessa inquietude.
Que francês ensinamos? Como podemos estabelecer conexões entre nossa sala de aula e o que deixamos do lado de fora? Por que ensinamos francês? O que não ensinamos em francês? Mais do que perguntas, esses são alguns desafios com os quais nos deparamos em nosso cotidiano e sobre os quais nos propusemos a refletir em conjunto.
Assim, em 2014, organizamos a Jornada de Estudos “ReFLEtindo: entre o passado e o presente: os rumos do ensino de FLE no Brasil”. O título, propositadamente ambicioso, apontava para nossos principais objetivos: fomentar a reflexão sobre as práticas docentes dos professores e pesquisadores de francês, ampliar trocas acadêmicas com docentes de instituições de ensino e pesquisa no âmbito do FLE e contribuir para a construção de projetos de ensino, pesquisa e extensão que tenham o FLE como objeto de estudo. As reações do público e dos sete palestrantes foram inequívocas: além de atingirmos nossos objetivos, havíamos aberto um caminho ansiado por vários colegas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.