Descrição
Na verdade, este não é um entre os vários tratados da doutrina da fé. Mas é aquele que perpassa toda a mensagem cristã porque indica o termo final da história da salvação, termo final que não pode deixar de projetar sua luz sobre cada uma das etapas anteriores. Já os antigos romanos diziam: in omnibus respice finem – em tudo que faças, considera o fim, pois é o fim que dita o itinerário a percorrer.
Que haja outra vida após a peregrinação terrestre, é certo, pois a existência neste mundo, tão marcada por invasões e desordens, pede o restabelecimento da ordem e a restauração da escala de valores. Visto que é tão espontâneo admitir uma vida póstuma, a fantasia dos homens tem-se precipitado para imaginá-la e “descrevê-la”; nos últimos tempos, isto tem sido especialmente freqüente, dada a inclemência da história contemporânea. Por isto, o cidadão de nossos dias é interpelado por várias teorias e hipóteses sobre o além, algumas mirabolantes, outras talvez sedutoras, mas quase todas destituídas de sólido fundamento filosófico ou experimental. Disto origina-se grande confusão e até angústia na mente de muitas pessoas. – Ora, ao se tratar do além, uma das normas a observar há de ser o respeito à sobriedade; para o cristão, os dados da fé são os referenciais necessários; embora não sejam muitos, bastam para permitir uma caminhada segura pelas estradas deste mundo e fundamentar a certeza de que não luta em vão aquele que quer ser fiel à Palavra do Senhor.
São precisamente os grandes pontos cardeais da esperança do cristão, peregrino do Absoluto, que os módulos deste curso tencionam apresentar ao leitor.
Avaliações
Não há avaliações ainda.