Descrição
Os livros do Antigo Testamento são tidos como difíceis e pouco interessantes. O curso, visando dissipar a problemática , põe em relevo os fios condutores e a mensagem doutrinária desses escritos.
O Antigo Testamento é a parte mais longa e mais difícil de ser entendida na Sagrada Escritura. Há mesmo quem pense em pôr de lado os livros veterotestamentários para ficar apenas com os do Novo Testamento; as guerras, os crimes, as infidelidades relatadas pelos autores sagrados não edificam grande número de leitores. Apesar de tudo, porém, o Antigo Testamento é PALAVRA DE DEUS; portanto, não pode ser menosprezada.
Precisamente é a este problema que tal Curso pretende acudir, pondo em evidência o significado daquele segmento da Bíblia,… significando que se pode resumir em dois pontos:
1) O Antigo Testamento é a história da pedagogia divina em relação a um povo rude, escolhido para ser o povo messiânico. O Pedagogo Divino não quer fazer o milagre de preparar bruscamente esse povo para receber o Evangelho, mas usa de paciência e longanimidade, que aos poucos vão educando os homens fiéis.
2) A pedagogia divina assim configurada tem em vista levar o povo ao Messias. A expectativa messiânica é o fio condutor de tal história.
É preciso saber ler o Antigo Testamento de modo a se descobrir, através da veste literária do mesmo, a dinâmica da expectativa humana, que pode cansar-se e desanimar, mas se recupera pela graça do Senhor.
Desta forma, este curso propõe um estudo sobre:
- as expressões características do povo semita;
- as mensagens doutrinárias com as linhas mestras da Sagrada Escritura;
- a Moralidade do Antigo Testamento;
- várias passagens avulsas com milagres e “milagres”.
Consciente do que Jesus dizia, escrevia Santo Agostinho: “No Antigo Testamento está latente o Novo, e no Novo Testamento está patente o Antigo”.
Assim é que o Antigo Testamento encaminha para a mensagem cristã.
Avaliações
Não há avaliações ainda.