Descrição
Este livro caracteriza-se como uma coletânea com enfoque multidisciplinar que visa tecer reflexões teóricas e práticas sobre temas de importância para psicopedagogos, psicólogos, estudantes e educadores em geral.
Os dois capítulos iniciais dedicam-se, respectivamente, a temas como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Transtorno do Espectro Autista, com o destaque para os critérios de diagnóstico e os aspectos cognitivos e afetivos desses transtornos, bem como para processos de intervenção e tratamento.
A seguir, no terceiro capítulo, são abordadas a educação inclusiva e a educação a distância e suas principais características e definições. Os três capítulos subseqüentes, com um enfoque psicanalítico, discorrem, respectivamente, sobre o brincar segundo a psicanálise, a sexualidade infantil e a relação entre o desejo e o saber.
O sétimo capítulo, por sua vez, dedica-se à intervenção psicopedagógica com uma reflexão sobre a relação entre teoria e prática psicopedagógicas.
Por fim, os dois últimos capítulos, abordam, respectivamente, a aplicação dos preceitos da chamada psicologia positiva a uma universidade da terceira idade e as vivências subjetivas de idosos e o processo ensino-aprendizagem em um programa de alfabetização de adultos, no caso, o PROALFA-UERJ.
Avaliações
Não há avaliações ainda.