Descrição
Os textos reunidos nessa publicação estão baseados nos resultados de uma ampla pesquisa sobre a metrópole do Rio de Janeiro, desenvolvida por uma rede de pesquisadores engajados no projeto político-acadêmico do Observatório das Metrópoles 1 e financiada pela FAPERJ 2, nos anos de 2008 e 2009.
Nosso objetivo maior tem sido construir conexões entre a leitura crítica e abrangente da dinâmica metropolitana brasileira e a formulação de políticas redistributivas, capazes de reverter o quadro de profundas desigualdades sociais que marcam a vida urbana em nosso país. Nesse sentido, a pesquisa foi estruturada em dois grandes eixos de análise: o primeiro, denominado Economia, Sociedade e Território e o segundo, Política e Gestão Metropolitana.
A presente coletânea reúne dez textos resultantes do primeiro eixo, onde foram investigadas diferentes dimensões da vida numa grande metrópole, buscando-se compreender os mecanismos reprodutores das desigualdades socioespaciais e, portanto, de poder, em vigor no território fluminense. Sob uma perspectiva socioeconômica, temos cinco textos, sendo dois voltados para a dinâmica produtiva da metrópole do Rio de Janeiro e os outros três, para a territorialidade intra-metropolitana do mercado de trabalho. A segregação residencial aparece como uma variável importante para que se entenda, de um ponto de vista analítico, os mecanismos que produzem/reproduzem as desigualdades de acesso ao trabalho. Sob uma perspectiva sócio-demográfica, temos dois textos que introduzem a dimensão espacial intra-urbana nas análises sobre estrutura etária, fecundidade, mortalidade, arranjo familiar e mobilidade.
Por fim, sob uma perspectiva sócio-cultural, reunimos três trabalhos dedicados à desigualdade educacional, à desigualdade racial e à violência urbana.
Avaliações
Não há avaliações ainda.