Descrição
No reino das espertezas
A violência e o abuso sexual contra crianças
A autora pretende elucidar alguns conceitos que envolvem a violência e o abuso sexual contra crianças. Na pesquisa sobre o tema, foram desenvolvidos novos parâmetros, com o objetivo de identificar as ocorrências dos abusos e ampliar o conhecimento de como essa violência ocorre.
Para isso, foi incluída a fala e a atuação dos abusadores. Foram abordados os conceitos de estranho, em Freud (1919); o cinismo nas perversões, em Eiguer (1995, 2001); a fluidez em Maluf (2002); Filigranas em Seminério (2005); revivescência traumática, Bailly (1999) e o aforismo: “não há clivagem, sem colagem”, de Bayle (2003). Enfatiza-se a existência do trauma na origem das perversões e dos casos difíceis e que há uma fala cínica que dá sustentação às ações e desempenho dos perversos.
Ao longo do percurso, percebeu-se que a abordagem clínica intersubjetiva (Ferenczi, 1932) precisa dos fundamentos da Psicanálise clássica e contemporânea, o que se tornou essencial para compreendermos como a violência ameaça a sobrevivência psíquica das crianças. Há ainda Vigarello (1998) que relata antigas ocorrências de abuso sexual e as dificuldades para punir os transgressores. Urtubey (1995) ampliou o conceito de contratransferência e Uchitel (2004) ofereceu uma revisão dos estudos sobre trauma.
Avaliações
Não há avaliações ainda.