Descrição
Nos últimos dez anos ficou evidente a inserção crescente da Educação a Distância no sistema de ensino superior tanto pela oferta de cursos em instituições credenciadas pelo MEC como pela oferta de disciplinas semipresenciais nos cursos regulares já existentes. No campo das políticas públicas, pesquisadores do GT de Políticas da Educação Superior da Anped trouxeram uma importante contribuição ao incluir a EaD como um dos eixos de investigação, no que se refere à análise do movimento de expansão, marcos regulatórios e formação de professores. Por outro lado, vários artigos e livros têm sido publicados com relatos de pesquisas e experiências institucionais de qualidade em EaD que contribuem para que outras instituições possam encontrar um vasto campo de experimentação e investigação.
Apesar deste avanço, faltam mais publicações que se debrucem simultaneamente nas políticas e nas práticas institucionais e ofereçam alternativas de solução para orientar as agendas de políticas públicas ou corrigir erros de percurso. É nessa perspectiva de contribuição ao debate acadêmico e ao preparo dos profissionais da educação atuando na rede de ensino que este trabalho foi construído. A intenção de entrelaçar pesquisas, estampada no título, reflete não só a tentativa de colocar lado a lado as pesquisas desenvolvidas nestas duas linhas de investigação como, também, documentar a interligação do conjunto de pesquisadores que delas participaram.
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