Na atualidade, a crescente penetração da inovação tecnológica no tecido social produz transformações sobre o corpo humano, o trabalho e a ação social no espaço. Esse processo conduz para a formação de uma complexidade que combina numa mesma totalidade mediação tecnológica e interação social.
O presente livro foca nas transformações resultantes no campo da educação. Compreendemos que na modernidade, a forma de organização do conhecimento por disciplinas está superada. Por isso a importância da pesquisa, que nos contemplou com a oportunidade de reunir diferentes laboratórios de pesquisa associados ao estudo proposto, quando foi possível formar uma rede de professores dedicados à investigação sobre a transformação da educação pela mediação tecnológica.
A educação forma o cidadão para a ação em suas dimensões objetivas e subjetivas. O objetivo é investigar como as tecnologias potencializam as condições de formação dos estudantes, no sentido de desenvolver a capacidade de pensamento abstrato, como organizar o pensamento, compreender a realidade em que vive e exercer uma ação. E para realizar o exercício da ação objetiva na vida cotidiana, como: trabalhar, compreender a dimensão física da existência, objetivar
fatos. A segunda indagação é se o programa pode ampliar a capacidade de comunicação com o outro, estabelecer vínculos com o mundo social, dar sentido comum à realidade, produzir identidades e alteridades, capacitar o cérebro para produzir representações do pensamento e interagir com o mundo social ele mesmo.
Quando a educação cessa, temos o esgarçamento do tecido social e a instalação da violência. Trata-se de investigar os limites e as potencialidades das novas tecnologias para ampliar ou para reduzir os processos de ensino e aprendizagem, tanto dentro como fora da escola. O nosso esforço de pesquisa se dedica a essa causa, por examinar as múltiplas possibilidades de usar a técnica na educação. O presente livro é um importante resultado desse trabalho. Ele e produto da pesquisa Política e técnica na educação e na cidade, coordenado por Tamara Tania Cohen egler, financiado pelo programa OBEDUC da Capes.
Este livro é produto dessa estória que se debruça sobre essa complexidade, e se dedica a examinar suas múltiplas dimensões. Para desvendar essa coisa, a nossa compreensão considera a pesquisa como produto de um pensamento que não para de interrogar, resulta de um conjunto de ações que se desenvolvem ao longo do tempo em sucessividades, cada etapa conduz para uma nova e não termina nunca.
O presente livro
Avaliações
Não há avaliações ainda.