Descrição
Esta obra apresenta – em uma rica tessitura teórico-empírico-epistemológica sobre a dialética relação entre Comunicação e Educação – um tema relevante, original, atual e necessário. Sob a perspectiva freireana, em diálogo com Vygotsky, Bakhtin, Martín-Barbero e outras importantes referências, propõe a compreensão das mídias digitais enquanto gêneros de discurso que perpassam as relações, os saberes e fazeres dos educadores e educandos no cotidiano escolar. A pesquisa que embasa as análises é esclarecedora, trazendo as falas dos participantes (docentes e discentes), elevando o nosso processo reflexivo ao desafio de olhar, ouvir, sentir, pensar e fazer com o outro. A trajetória de inserção profissional e acadêmica dos autores desenha um belo contexto que nos possibilita acessar um campo de significação mais amplo, traçando as linhas e entrelinhas de um rico percurso formativo. As contribuições que este livro apresenta são importantes, ainda, no sentido de reforçar com clareza que o diálogo entre Comunicação e Educação se torna potente ao passo em que caminha para uma ação libertadora por meio da conscientização, como é apontado em comprometido diálogo com a amorosidade rigorosa de Paulo Freire. Nesse sentido, nossos olhos, mentes e corpos se voltam para uma implicação necessária e fortemente imputada em reconhecer, legitimar e produzir atos educativos que nos impulsionem para além do mero consumo de informações ante dilemas que a sociedade contemporânea nos coloca.
Avaliações
Não há avaliações ainda.